fbpx

Nosso Blog

O leite humano

O leite humano é considerado o alimento ideal para o recém-nascido. É um alimento balanceado, que oferece muito mais do que nutrição para a criança pequena. O leite produzido por mães saudáveis é suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais do Recém-Nascido durante os primeiros seis meses de vida, permitindo que ele permaneça em aleitamento materno exclusivo durante esse importante período de sua vida.

O leite humano possui macro e micronutrientes, imunoglobulinas, agentes anti-inflamatórios, antimicrobianos, antioxidante, hormônios. Todos os componentes resultam na proteção à saúde.

A composição nutricional do leite humano ou materno apresenta a proporção exata de nutrientes para o bom desenvolvimento do cérebro humano. O leite humano possui uma composição nutricional balanceada, que inclui todos os nutrientes essenciais, além de um grande número dos condicionalmente essenciais e de aproximadamente 45 tipos diferentes de fatores bioativos

A lactação progride por três períodos bem identificados, que são os estágios de:

  • Colostro,
  • Leite de transição
  • Leite maduro.

Colostro

Nos primeiros dias após o parto, é produzido o colostro. E um fluido amarelado, de alta densidade e pequeno volume. Em muitos casos ele já pode ser observado no último trimestre de gestação. Quando comparado ao leite maduro, ele é mais viscoso, possuindo maiores concentrações de proteínas, minerais e vitaminas lipossolúveis, particularmente A, E e carotenóides, bem como menores quantidades de lactose, gorduras e vitaminas do complexo B1. Seu conteúdo energético oscila ao redor de 58 kcal/100ml. O colostro é muito rico em fatores de defesa, como imunoglobulinas e outros agentes antimicrobianos, substâncias imunomoduladoras, agentes antiinflamatórios, dentre os quais se destacam os fatores de crescimento ou tróficos, e ainda os leucócitos. Os níveis de anticorpos sofrem rápido e acentuado declínio nos primeiros dias de vida, sendo seus valores com 72 horas apenas 20% daqueles das primeiras 24 horas. A duração do período de colostro não é bem definida, existindo grandes variações individuais. Segundo o Ministério da Saúde, o período de colostro se estende até o sétimo dia pós-parto.

Leite de Transição

Leite de Transição é aquele produzido no período intermediário entre o colostro e o leite maduro.

A fase transicional compreende ao décimo dia ate duas semanas pós-parto quando ocorre uma modificao na composição do colostro diminuindo concentrações de diversos componentes presentes até então.

Essas modificações na composição láctea ocorrem de forma gradual e progressiva.

Assim, embora o processo de transição perdure por todo o primeiro mês de lactação, convencionou-se definir como leite maduro, aquele produzido posteriormente ao décimo quinto dia de vida.

Leite Maduro

O leite Maduro é uma mistura homogênea composta por três frações:

  • Fração Emulsão – Glóbulos de Gordura
  • Fração Suspenção – Caseína
  • Fração Solução – Constituintes hidrossolúveis

A densidade energética do leite maduro varia entre 65 a 72,2 kcal/100ml.

Conhecer a composição do leite humano só nos mostra que este alimento é o ideal para se nutrir adequadamente os recém-nascidos e os lactentes. O seu perfil protéico, lipídico e de carboidratos preenche plenamente todas as necessidades das crianças, principalmente nos seus primeiros meses de vida, promovendo um crescimento saudável.

Além disso, vale ressaltar as imúneras vantagens do leite humano em relação às suas propriedades imunológicas, antiinfecciosas e o seu papel na prevenção de afecções futuras, como as doenças cárdio-vasculares. Aleitamento exclusivo é um ato de amor e cuidado com o recém-nascido.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Entre em Contato
Instagram