fbpx

Aromaterapia

Aromaterapia

O que são óleos essenciais?

Se você já sentiu o perfume de uma flor, já experimentou as qualidades aromáticas dos óleos essenciais. Esses compostos aromáticos voláteis de ocorrência natural são encontrados nas sementes e na casca de algumas frutas. Eles podem ter, ao mesmo tempo, fragrâncias agradáveis e potentes.

Quando usados no dia a dia, os óleos essenciais podem proporcionar muitas soluções naturais para aqueles que buscam promover um estilo de vida saudável. Eles são aliados na redução do stress, bem-estar diário e alívios de muitas dores em geral.

Óleos essenciais podem ser de grande valia durante a gestação, parto e pós-parto. Apesar de serem produtos naturais altamente concentrados, eles oferecem múltiplas possibilidades de uso quando usados corretamente. Eles podem auxiliar na redução da ansiedade e aumento do bem estar, na redução da dor durante o parto e na aceleração da recuperação no pós-parto.

Os óleos essenciais na realidade já existem há centenas de anos. Os extratos vegetais e óleos essenciais eram usados na antiguidade para uma série de tarefas e podem ser usados hoje para cultivar um estilo de vida saudável e promover o bem-estar.

Um dos muitos motivos pelos quais os óleos essenciais têm resistido ao teste do tempo é sua

versatilidade. Algumas pessoas acham que os óleos essenciais são usados meramente para dar um odor agradável às coisas ou simplesmente tornar uma massagem mais confortante. Na verdade,os óleos essenciais têm dezenas de usos práticos em nossa vida diária.

Embora muitos saibam que os óleos essenciais sejam úteis para coisas como a aromaterapia e a purificação do ar, algumas pessoas ficam chocadas em saber que os óleos essenciais também podem ser usados na culinária, higiene pessoal, para promover o sono, administrar o humor e muito mais. Como os óleos essenciais são retirados de fontes naturais, quando utilizados adequadamente, eles fornecem uma maneira natural e segura de cuidar do corpo. Os óleos essenciais têm muitas aplicações que podem ser úteis para promover um um estilo de vida saudável – especialmente quando combinado com outros hábitos saudáveis, como comer bem e se exercitar com frequência. Quando utilizados para os fins a que se destinam, os óleos essenciais têm o potencial para ajudar a promover um melhor bem-estar em geral. Como mencionado anteriormente, os benefícios que um óleo essencial tem a oferecer dependerão muito sua composição química única. Cada óleo tem seu próprio conjunto de benefícios; porém, uma grande variedade de óleos pode ser utilizada para promover o bem-estar.

Usados de maneira criteriosa, os óleos essenciais tem muito a contribuir neste momento único na vida dos seres humanos que é a chegada de uma criança. A aromaterapia é a terapia com aromas ou terapia do olfato, utiliza como forma terapêutica os óleos essenciais extraídos das plantas 100% puros. Seu uso consciente pode prevenir e promover a saúde. Os desconfortos que podem ser minimizados pela Aromaterapia na gravidez são inúmeros. Para citar apenas alguns – dores nas costas, enjôos matinais, azia, prisão de ventre, insônia, estrias, inchaço nos tornozelos, varizes. Alterações no estado emocional, como ansiedade e apreensão, entre tantas outras, antes do parto. Durante o parto os óleos podem aliviar e ajudar o processo e após o parto servem de apoio e na recuperação da mulher, como cicatrização de feridas internas, depressão pós-parto e até amamentação, quando insuficiente ou excessiva. As principais formas de uso dos óleos essenciais durante a gravidez são também variados, como massagem, banho de imersão, inalação, compressas e escalda-pés, de acordo com o desconforto sentido.

A Filio Mater usa a aromaterapia tanto para gestante e puérperas quanto para pacientes que apontem necessidade para tal tratamento.  Temos atendimento para gestante que queiram se preparar para o parto fazendo uso de aromaterapia . Assim como o uso durante o trabalho de parto.

Entre em Contato
Instagram